domingo, 6 de maio de 2012

PLANO DE MARKETING



-   MARKETING e VENDAS:

* Produto/serviço:

Academia especializada para o atendimento de pessoas da terceira idade. O serviço ofertado inclui atividade de musculação, alongamento, yoga, dança, hidroginástica e natação.  

* Preço:

A definição do preço ofertado irá passar por dois fatores: os custos e a concorrência. Para isto, terão que ser analisados cuidadosamente os custos fixos e variáveis do negocio, os quais serão estudados e apresentados no plano financeiro do trabalho. Já a precificação tendo como base a concorrência é importante para que possamos competir nesse mercado. Importante ressaltar que inicialmente terá de ser aplicado um preço de penetração para que seja possível cobrir parte dos custos e criar uma carteira de clientes.
* Praça:

 A escolha do local da academia foi feita através de uma analise em bairros de Fortaleza em que diversos fatores influenciaram na escolha, entre eles meios de transporte, diversidade de comércios e clinicas, e maior concentração do público alvo. O estudo revelou que a academia deverá ser montada no bairro Meireles, considerando os seguintes tópicos:

a)      Proximidade de Clinicas, centros médicos, farmácias, laboratórios de analises clinicas, novos empreendimentos imobiliários, atraindo pessoas para esse bairro.
b)      Proximidade da Av. Beira Mar que é um dos principais pontos de encontro do publico alvo para a realização de atividades físicas.

* Promoção:

A promoção se dará via distribuição de flyers em locais e horários de grande circulação do publico alvo como Av. Beira Mar, clinicas de especialidades medicas e Igrejas. Convenio com clinicas de especialidades medicas, de fisioterapia e farmácias para a divulgação dos serviços e produtos ofertados.
* Estratégias de vendas:

Serão utilizadas algumas vantagens para que clientes potenciais inscrevam-se na academia e criem laços de fidelidade com a mesma. Algumas propostas para captação e fidelização estão descritas abaixo:
a)      Serão disponibilizados três dias para que os clientes interessados possam experimentar o serviço ofertado.

b)      Para a captação de novos alunos, serão fornecidos descontos aos clientes que atraírem outros para a academia.

c)       Programa de fidelização no qual o aluno será beneficiado com um desconto progressivo de acordo com o numero de meses que ele faça sua matricula.
*  Projeção de vendas:

Projeta-se que para os três meses iniciais de funcionamento da academia o numero de alunos matriculados seja em torno de 100. Atingindo-se o numero de 200 alunos, desejado em um período de seis meses à um ano de funcionamento.

* Parcerias estratégicas:

- clinicas de especialidades medicas.
- farmácias
- profissionais de educação física

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